Home Top Ad

Por que o aplicativo Clubhouse pode ser a próxima grande plataforma de mídia social

Share:

Você já ouviu pessoas falando sobre o Clubhouse App? 

Quer saber por que as pessoas estão obcecadas com essa plataforma social e o que ela pode significar para você?

Neste artigo, explicarei o que é o Clubhouse e por que ele pode se tornar uma plataforma social revolucionária.

Também vou compartilhar minha experiência e porque acredito que o Clubhouse tem poder de permanência.

Veja também:

Como melhorar as finanças pessoais

Segunda via do boleto da desktop

Ganhadores da Mega da Virada


Meu primeiro fim de semana no Clubhouse

Este aplicativo pode ser o presente definitivo nascido durante a pandemia global de 2020.

Foi um sábado frio. Minha cidade estava totalmente bloqueada. Eu estava sentindo falta de me envolver com as pessoas.

Postei no Facebook, “Blast from the past!…” E mostrei uma imagem minha com três de meus amigos. 

Foi há 5 anos - quando comecei o Social Media Marketing Talk Show em uma plataforma de vídeo ao vivo chamada Blab (agora extinta).





Eu ansiava pelos dias em que era fácil me conectar online.

Em resposta à minha postagem, o especialista em TikTok Michael Sanchez disse: "Bons e velhos dias de Blab!" Então ele se ofereceu para me mostrar algo novo.

Eu mordi a isca. Michael me apontou por uma porta para um novo lugar. Isso começou uma aventura de fim de semana de 9 horas. Mas agora se tornou muito mais.

Bem-vindo ao seu próximo vício em mídia social: Clubhouse - uma plataforma única de áudio ao vivo.

Meu primeiro dia no aplicativo foi uma experiência de adrenalina de 3 horas.

O que eu estava fazendo? 

Principalmente participando de discussões envolventes com pessoas que eu não conhecia.

Ao adormecer no sábado à noite, comecei a sonhar com as possibilidades. Acordei aleatoriamente às 2h30 e decidi abrir o Clubhouse.

Fiquei surpreso ao ver uma sala chamada "Personal Branding Masterclass". Eu entrei e levantei minha mão. Fui bem recebido no palco.

Uma hora se transformou em duas. Conversei com pessoas de Los Angeles, Boston e de todo o mundo. Eles estavam naquela sala há horas. Eles estavam exaustos, mas não queriam partir.

Depois de fechar os olhos um pouco, acordei e descobri que a sala ainda estava ativa. Eu descobri que Lewis Howes começou no dia anterior e ainda estava forte, 20 horas depois!

Minha experiência não é única.

Michael Sanchez explicou como, em uma sessão, ele conversou com um conhecido investidor anjo do Vale do Silício, ouviu um magnata da música e falou com o CEO de uma empresa Fortune 500 .

Sanchez disse: “As conversas e o conhecimento que sou capaz de acumular apenas fazendo login diariamente valem literalmente milhares de dólares em masterclasses”.


O que é o Clubhouse?

O Clubhouse é um aplicativo de áudio ao vivo que permite que as pessoas ouçam ou participem ativamente de discussões ao vivo. 

Nada é registrado. Quando a sala termina, essa conversão acaba para sempre.

É como uma conferência interminável cobrindo tópicos ecléticos. Você apenas entra em uma sala e começa a ouvir. 

Ou se você for como eu, você hospeda espontaneamente seu próprio quarto e as pessoas aparecem magicamente (e realmente aparecem). As conversas podem durar horas.

Decidi mostrar o aplicativo aleatoriamente para alguns de meus amigos e quase 30 pessoas começaram a fazer perguntas sobre podcasting.

O que torna a plataforma fascinante é o que foi removido. Não há mensagens privadas nem comentários por escrito. É SOMENTE áudio . Sua voz é seu instrumento. Quando você o usa para agregar valor, você pode ir longe com esta plataforma.

Ao entrar em uma sala, você ouve conversas em andamento. Se você levantar a mão, pode ser chamado ao palco para participar da discussão. 

Conforme você contribui para a conversa, você pode se tornar um moderador. Isso permite que você chame outras pessoas no palco.

Abaixo você verá Sharayah, que fez uma pergunta que Cliff Ravenscraft a ajudou a responder. Não é incomum que 5 a 20 pessoas subam no palco e centenas na platéia.

O comportamento esperado no palco é ficar mudo até que você seja chamado ou tenha algo importante a acrescentar. 

À medida que isso acontece, a sala se transforma em uma conversa naturalmente estruturada, onde os moderadores controlam o diálogo. Enquanto alguém estiver moderando, uma sala pode durar horas.

Como um podcast, você pode ouvir enquanto realiza várias tarefas ao mesmo tempo . Se você está ficando sem bons podcasts para ouvir, deixe este aplicativo atender à sua necessidade de valioso conteúdo falado.

O que torna o aplicativo super aderente são os indivíduos diversos e bem-falantes que hospedam salas e participam de discussões. 

Fora das celebridades conhecidas, como MC Hammer, há muitas pessoas bem relacionadas das quais você provavelmente nunca ouviu falar, liderando diálogos ricos. Qualquer um pode começar uma sala.

No momento em que este livro foi escrito, é uma experiência apenas para convidados entrar no Clubhouse, atualmente disponível na App Store para iPhone. 

Cada pessoa recebe apenas convites limitados. Membros experientes me disseram que mais atividades na plataforma desbloqueiam mais convites. 

Isso criou uma exclusividade especial que cria uma comunidade cuidadosamente selecionada (e muita curiosidade).

Não se preocupe se não conseguir encontrar um convite. Baixe o aplicativo e configure sua conta. Alguém que conhece você pode ser notificado automaticamente no aplicativo e conceder acesso a você.

Uma observação sobre a experiência de conteúdo : sua percepção do conteúdo disponível (conhecido como quartos) no Clubhouse depende de quem você segue. 

Para visualizar isso, se você seguir a mim (@stelzner) ou ao clube do Social Media Examiner, provavelmente descobrirá muito conteúdo relacionado a marketing. 

Para diversificar sua experiência de conteúdo, você pode pesquisar as palavras-chave de seu interesse e começar a seguir as pessoas que aparecem nos resultados. A verdade é que há centenas de quartos acontecendo ao mesmo tempo. Você simplesmente não os vê por causa de sua rede.


Por que o Clubhouse tem poder de permanência

Tenho minhas próprias idéias sobre o valor do Clubhouse. Então me dei conta: vou perguntar às pessoas no aplicativo o que elas acham.

Criei uma sala chamada “Ajude-me a escrever sobre o Clubhouse for Social Media Examiner”. Em minutos, sem que eu fizesse nada, algumas dezenas de pessoas apareceram. Eu os entrevistei para me ajudar a coletar o restante deste artigo.

As pessoas fizeram fila no palco. Um de cada vez, perguntei por que estão usando o Clubhouse e por que continuam voltando. 

Alguns eram novos. Muitos estavam na plataforma há meses. Quase todo mundo que entrevistei era um criador, comerciante ou empresário.

Veja por que o Clubhouse tem poder de permanência.


1: Tem verdadeira viralidade

Ao contrário da maioria das plataformas sociais onde a contagem de seguidores é simplesmente uma métrica de vaidade, os seguidores são diferentes no Clubhouse.

Quando alguém que você segue pula em um palco, o aplicativo o notifica de uma forma simples, mas convincente, mesmo se seu telefone estiver bloqueado. Se você clicar na notificação, entrará instantaneamente na sala como um ouvinte passivo.

O recurso de notificações parece muito com os primeiros dias do Facebook Live, onde você podia apertar um botão e centenas de pessoas simplesmente apareciam.

Conforme sua rede cresce no Clubhouse, você poderá atrair multidões maiores.

Aqui vai uma dica profissional: simplesmente fazendo perguntas e sendo convidadas a subir no palco, as pessoas irão verificar o seu perfil e algumas irão segui-lo.


2: É apenas a sua voz! Não há necessidade de estar pronto para a câmera

Uma grande coisa que impede as pessoas de abraçar o vídeo ao vivo é ligar a câmera. Com este aplicativo de áudio ao vivo, essa barreira é totalmente eliminada. Seu avatar é tudo que você precisa.

Isso significa que não importa sua aparência, você pode entrar na conversa. Apenas rolou para fora da cama? Sem problemas! Você pode participar do Clubhouse. No supermercado? Não se preocupe! Basta conectar seus AirPods e rock and roll!

Owen Video explicou: “Estou muito animado com o Clubhouse… Não preciso apagar as luzes. Não preciso ter minha câmera em foco. ”

Outros participantes concordaram com os sentimentos de Owen e acrescentaram que nunca apareceriam na câmera sem maquiagem. Mas o áudio era algo que eles podiam fazer a qualquer hora.


3: Crie conexões comerciais rapidamente

Como grande parte dessa plataforma é sobre sua voz, é uma maneira poderosa de fazer conexões de negócios.

Assim como aquelas conversas de corredor que acontecem em conferências, a mesma coisa acontece dentro do Clubhouse. Em vez de trocar cartões, as pessoas checam sua conta do Instagram ou Twitter e as conversas acontecem lá.

Já tive muitas conversas privadas com pessoas com quem tenho interesse em trabalhar. Se você começar a pensar nas possibilidades, há uma grande oportunidade de usar essa plataforma para crescer uma agência ou ganhar clientes.

Travis Believes disse: “Estou aqui porque provavelmente fiz mais conexões com as pessoas no Clubhouse do que nunca. 

Provavelmente consegui 20 clientes diferentes em apenas alguns meses. Eu amo o aplicativo até agora. ” Travis explicou que ele quer fornecer valor gratuito na plataforma e que realmente valeu a pena.


4: Capacita você a usar sua voz

Em muitas plataformas, apenas as pessoas com muitos seguidores têm voz. Clubhouse nivela o campo de jogo. Não se trata mais de números - é tudo sobre o que sai de seus lábios.

Naomi Nakashima disse: “Gosto que seja um nivelador. Eu gosto que eu posso entrar e ninguém sabe quem eu sou , por si só , mas eles podem dizer o que eu sei com base no que eu estou dizendo.

 E posso dizer o que eles sabem com base no valor que estão trazendo para essa conversa, em vez de quantos seguidores eles têm em algum lugar - quão grande é seu nome. Isso realmente nivela o campo de jogo a esse respeito. ”

Quando você não precisa lutar para construir sua prova social com métricas de vaidade, você realmente se concentra em usar sua voz.

Tiffany Washington disse: “Acho que a plataforma dá a você a oportunidade de ser criativo na forma como conta sua história. 

E isso fortalece suas habilidades de contar histórias porque você é capaz de se concentrar completamente nas palavras que estão saindo de sua boca e não em como você se parece enquanto essas palavras estão saindo de sua boca. 

E também dá a você a oportunidade de se reconectar com o poder da voz em geral e fortalecer sua conexão com sua própria voz pessoal. ”


5: Oferece envolvimento humano real

Procurando alguém para conversar? Gostaria de ouvir as pessoas falando sobre assuntos interessantes? 

O Clubhouse abre discussões em pequenos grupos sobre uma ampla variedade de tópicos. Não é incomum que as pessoas compartilhem suas falhas junto com seus sucessos.

Dan Norton disse: “Isso me lembra quase a sensação de uma cafeteria, de simplesmente sentar e bater um papo, ouvir algumas pessoas compartilharem algumas percepções incríveis”.


6: Você pode testar suas ideias

Essa plataforma oferece uma grande oportunidade de crowdsource de conteúdo (como fiz para este artigo). Mas também permite que você explore a expressão em novas áreas.

Dan Norton disse: “Acho que será um ótimo espaço para testar ideias de podcast ou mesmo ideias de vídeo ou vídeo ao vivo porque você consegue ver as reações imediatas das pessoas. E se as pessoas estão gostando, então talvez seja algo para fazer. ”


O que você achou da Rede Social ClubHouse?

Eu mal arranhei a superfície do que é possível com o Clubhouse. É quase algo que precisa ser experimentado para compreender totalmente o potencial.

Você está usando o Clubhouse

Em caso afirmativo, adicione sua opinião aos comentários abaixo. 

Clique para baixar o Clubhouse APP

O Clubhouse APP Android ainda não está disponível.

É preciso ter o club house convite de algum amigo para participar, não se esqueça.

Após baixar o APP no Clubhouse login, e curta o máximo do aplicativo.

Como você está usando e por que está na plataforma ClubHouse?


Nenhum comentário