Home Top Ad

Hábitos para economizar energia

Share:

Neste artigo vamos te mostrar alguns Hábitos para economizar energia que podem mudar sua rotina financeira.

Sabemos da grande importância de economizar não só em energia elétrica como em conta de água, telefone, internet entre outras.





Essa economia pode trazer uma grande diferença no final do ano e seu orçamento agradecerá. Mas para isso, é preciso seguir algumas dicas deste conteúdo para que você entenda como fazer e comece a poupar à partir de hoje.

Este é o melhor texto de como economizar energia.

Leia este texto até o final e aprenda os Hábitos para economizar energia.

Saiba por que economizar energia elétrica é tão importante.


Por que economizar energia?

Não é tão difícil saber como como economizar luz, basta mudar os Hábitos para economizar energia. É preciso sim tomar algumas ações para diminuir o consumo de energia.

Os proprietários de casas procuram frequentemente formas de poupar dinheiro e o ambiente, e uma forma de o fazer é reduzindo o consumo desnecessário mudando alguns Hábitos para economizar energia.

Ao atualizar ou alterar a maneira como você usa seus eletrodomésticos, você pode aumentar a eficiência de sua casa , proteger o meio ambiente e economizar em suas contas anuais de serviços públicos sem comprometer o conforto.


Dicas de conservação de energia doméstica:

Aqui estão várias maneiras de economizar energia para que você possa manter a calma quando chegar a sua próxima conta de luz.


Não ajuste demais seu termostato

Você pode economizar em sua conta anual de energia mudando seus hábitos de termostato. Durante os dias quentes de verão, evite desligar o termostato achando que a casa esfriará mais rápido. 

Os aparelhos de ar condicionado deixam a sua casa mais fresca ao remover a umidade, o que leva tempo. 

Abaixar o termostato drasticamente não fará sua casa esfriar mais rápido porque a umidade não foi removida. Isso só faz com que o AC funcione mais para atingir o ponto de ajuste do termostato reduzido.

Se você quiser mais controle sobre as configurações de temperatura, deve considerar investir em um termostato inteligente. 

Um termostato inteligente aprende suas preferências de aquecimento e refrigeração com base em seus comportamentos. 

Ele se comunica com sensores de temperatura em cada cômodo, ajustando o aquecimento e o resfriamento da sua casa para atingir as configurações ideais automaticamente. 

Além disso, a tecnologia de casa inteligente pode diminuir o consumo de energia em cerca de 10 a 20 por cento ao mês.

Então se você se perguntou "como diminuir gasto com ar-condicionado" eis a resposta.

Uma das principais dicas deste artigo sobre Hábitos para economizar energia é em relação ao ar condicionado pois o ar condicionado consome muita energia.

Procure desligar o ar condicionado na tomada para economizar ainda mais. Podemos dizer que o que consome mais energia em uma residência é chuveiro, ferro de passar e ar-condicionado.

Portanto, utilizar aparelho para economizar energia é uma dica essencial.


Encontre o ponto de ajuste de temperatura correto

De modo geral, quanto menor for a diferença entre as temperaturas interna e externa, menores serão os custos de aquecimento e resfriamento. 

Para encontrar a melhor temperatura para conforto e economia de energia, faça um experimento com seu termostato. 

Enquanto você estiver em casa, defina seu termostato para 25,5 C, o ponto de ajuste recomendado para os meses de verão , e ajuste o ponto de ajuste em um ou dois graus por vez. 

Você deseja encontrar a temperatura mais alta no verão ou a mais baixa no inverno, o mais confortavelmente possível, enquanto gerencia os níveis de umidade. 


Ajuste seu termostato quando você estiver ausente

Quer mudar os Hábitos para economizar energia?

Durante os meses de inverno, reduzir o termostato em até dois graus enquanto você estiver fora de casa pode ajudar a economizar nos custos de aquecimento. 

Embora esta seja uma estratégia eficaz na estação de aquecimento, não é recomendada para o verão. É muito mais difícil resfriar do que aquecer um ambiente porque você precisa levar em consideração o controle de umidade. 

A energia necessária para remover a umidade acumulada ao voltar a ajustar o termostato e resfriar sua casa ao ponto de ajuste desejado costuma ser mais do que a energia necessária para manter uma temperatura específica.


Utilize seu ventilador de teto

Outra forma de economizar energia é usar o ventilador de teto para ajudar a manter a refrigeração em casa. Conforme o verão se aproxima, ligue o ventilador no sentido anti-horário para criar ar fresco sem ar condicionado. 

Quando o tempo ficar mais quente, use o ventilador de teto como um impulso extra para dispersar o ar frio do sistema HVAC por toda a sua casa sem colocar o ar condicionado no máximo. 

Além do resfriamento, os ventiladores de teto também podem ajudar a economizar no aquecimento. 

Durante os meses mais frios, girar o ventilador no sentido horário pode ajudar a empurrar o ar quente que sobe até o teto para o resto da casa sem criar uma brisa. 

Quer seja para resfriar ou aquecer sua casa, usar um ventilador de teto pode ajudá-lo a economizar nas contas de energia mensais, ao mesmo tempo que mantém sua casa confortável. 

Apenas certifique-se de que seu ventilador esteja girando na direção certa para o efeito desejado.


Monitore o comprimento do chuveiro e atualize seu chuveiro

Como economizar energia no chuveiro?

A melhor maneira de reduzir a quantidade de água que você usa durante o banho é ficar atento ao tempo de funcionamento do chuveiro. Se sua família tem dificuldades com isso, tente definir um cronômetro para cada banho. 

Também recomendamos a instalação de chuveiros de baixo fluxo. Os chuveiros padrão liberam 2,5 litros de água por minuto , enquanto os chuveiros de baixo fluxo usam 2 litros de água ou menos. Essas pequenas mudanças podem resultar em economia de uso e custo de água.

Outro fator fundamental que está relacionado a mudanças de Hábitos para economizar energia, trata-se do chuveiro elétrico.


Lavar roupas em água fria

Sua máquina de lavar usa mais água quente do que o chuveiro e a lava-louças juntos?

Uma das melhores maneiras de economizar energia é usar um ciclo de lavagem que lave e enxágue suas roupas em água fria. 

Se sua lavadora não for um modelo de alta eficiência, considere substituí-la por um modelo de baixo consumo de energia. Você pode consultar o rótulo EnerGuide de um aparelho para saber mais sobre suas qualidades de eficiência energética. 

Enquanto você faz isso, pendure suas roupas para secar para aumentar a economia de energia na lavanderia.

Muitos não dão importância mas, as máquinas de lavar interferem bastante e é preciso ter algumas mudanças de Hábitos para economizar energia.


Gerencie seus eletrônicos

Smartphones, laptops, consoles de jogos e carregadores usam pequenas quantidades de eletricidade que podem aumentar os custos de eletricidade. 

Você sabia que uma casa canadense média tem 25 ou mais dispositivos eletrônicos? 

Muitos dispositivos drenam energia mesmo quando não estão ligados - isso é chamado de alimentação fantasma e pode ser responsável por até 10% do consumo de energia de uma casa. 

Monitorar e desconectar seus eletrônicos após o carregamento completo pode economizar até $ 150 por ano .


Obtenha janelas de painel duplo

Suas janelas constituem cerca de 15 a 20 por cento da superfície da sua casa , por isso é importante garantir que o ar não esteja vazando pelas frestas e vãos das janelas. 

Mesmo as melhores janelas de painel único seladas têm propriedades de isolamento de baixo valor R. As janelas de painel duplo têm gás entre os painéis que trabalham para aumentar o isolamento. 

As janelas de painel duplo também podem aumentar seu valor-R, bloqueando as lacunas de ar em climas frios e quentes. Atualizar suas janelas pode economizar cerca de 25% de seus custos anuais de energia. 


Sele sua chaminé

Se você tiver uma lareira a lenha, é importante fechar o amortecedor de chaminé até que esteja completamente selado, especialmente no verão. 

Com o tempo, o aquecimento e o resfriamento podem entortar um amortecedor de chaminé e afetar sua vedação. 

Se o amortecedor estiver vazando, contrate um profissional para trocá-lo ou experimente um balão inflável com chaminé. Quando inflados, os balões da chaminé formam uma vedação apertada dentro da chaminé.


Garantir ventilação do sótão

Você pode economizar nos custos de aquecimento e resfriamento garantindo ventilação adequada em toda a casa. 

Durante os meses de verão, a ventilação adequada retira o ar quente do sótão, resfriando sua casa. 

No inverno, a ventilação adequada evita que o ar quente e úmido forme condensação e diminua a eficácia do isolamento. Verifique com um profissional se há ventilação suficiente no sótão.

Outra maneira de impedir que o ar frio e quente escape do telhado é adicionando mais camadas de isolamento do tipo rebatidas ao sótão. 

Existem muitos tipos de isolamento. Certifique-se de obter aconselhamento especializado sobre como escolher o melhor tipo de isolamento para sua aplicação. 


Plante sebes e arbustos para isolar sua casa

Assim como as árvores protegem sua casa durante o verão, os arbustos perto de sua casa ajudam a proteger as paredes externas do calor e do frio. 

As sebes e os arbustos funcionam como quebra-ventos, formando um envelope de ar que ajuda a isolar as paredes externas e as torneiras. Para obter os melhores resultados, plante sebes que cresçam bem para a sua região a cerca de 30 cm das paredes exteriores. 


Feche e cubra suas janelas no verão

Se sua casa for muito úmida, seus quartos ficarão pegajosos e desconfortáveis. Como o ar-condicionado central resfria sua casa removendo a umidade, é importante manter as janelas fechadas durante os meses de verão, quando está mais úmido do lado de fora. 

Ao abrir as janelas, você deixa entrar umidade, o que fará com que seu ar condicionado funcione por mais tempo para atingir uma temperatura interna fria. 

O nível de umidade ideal para uma casa está entre 35 e 50 por cento. Além disso, evite o ganho adicional de calor em casa fechando as coberturas das janelas onde há luz solar direta durante os meses ensolarados de verão.

Com certeza se você está acompanhando as dicas e mudar os Hábitos para economizar energia até agora, no final do mês você irá sentir a diferença no bolso.


Adicionar sensores de movimento às luzes externas

A luz da varanda fica acesa por longos períodos de tempo. Instale a iluminação do sensor de movimento com lâmpadas fluorescentes compactas de alta eficiência (CFLs) ou LEDs em vez de incandescentes para ajudar a reduzir a energia que muitas vezes não é utilizada.


Atualize seu sistema de aquecimento e resfriamento

Os sistemas HVAC mais novos são mais eficientes e têm menos custos de operação, economizando dinheiro e energia.

 Se o seu sistema de aquecimento é de eficiência média ou tem mais de 15 a 20 anos, considere alugar uma caldeira , forno ou unidade de ar condicionado mais nova e de alta eficiência . 

Se você tiver uma unidade de CA de 15 a 20 anos com menos de 13 SEER, considere uma substituição de alta eficiência. Pergunte a um de nossos profissionais sobre bombas de calor com fonte de ar de clima frio (CCPs) para as áreas de sua casa que são difíceis de aquecer e resfriar. 

Em um próximo artigo, mostraremos também as 25 dicas para economizar energia.

Se você gostou deste artigo, compartilhe ele e ajude outras pessoas a mudarem seus Hábitos para economizar energia.

Nenhum comentário